Aconteceu no dia 08 de março, no turno diurno para os alunos do 6º aos 9º anos um culto ecumênico, oferecido pelo pastor Tiago da Igreja "Nos Passos de Jesus". O culto aconteceu as 10:00h e contou com a presença dos alunos, professores e funcionários da escola. O tema do culto foi sobre a parábola bíblica "LUCAS, FILHO PRODIGO, Lc 15,1-32". Uma bonita mensagem passada pelo pastor, para orientar jovens e discutir/analisar assuntos polêmicos e complexos como: a importância e o respeito de devemos ter com nossa família e os malefícios causados por um mau passo, como a promiscuidade e o vicio das drogas. Outros temas perpassaram durante a explanação bíblica do pastor: a sexualidade e a violência. Todos estes assuntos, infelizmente, estão no cotidiano de muitas famílias do nosso país! Agradecemos a solidariedade do pastor Tiago em realizar voluntariamente esta orientação espiritual aos nossos jovens. Que DEUS abençoe a comunidade escolar do CAIC!
A Escola Municipal “Dr. Rui Pena” – CAIC assume, com seus alunos, os princípios e fins da Educação Nacional que visam o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
sábado, 9 de março de 2013
sexta-feira, 1 de março de 2013
A INCLUSÃO EDUCACIONAL NA PRÁTICA
A Escola Municipal "Dr. Rui Pena" - CAIC orgulha-se em ser a primeira escola municipal a receber professores/profissionais da educação para atender alunos com transtorno espectro autismo a partir do ano de 2013, em decorrência da Lei que entrou em vigor em 2012 "Lei 12.764/2012 que Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtorno Espectro Autista", popularmente chamada de "Lei Berenice Piana". Estes profissionais contratados pela SEMED acompanham os alunos autistas diariamente, durante o horário escolar, conforme previsto no art. 3º, parágrafo único da referida lei.
Os professores de apoio recebem orientação do professor do Atendimento Educacional Especializado na aplicação das atividades. As professoras regentes das salas estão satisfeitas porque podem realizar atividades que envolvem todos os alunos, uma vez que antes isto era difícil de acontecer, pois as crianças autistas requeriam uma atenção e um tempo maior, tornando o trabalho pedagógico e a inclusão educacional inviável!
Enfim, podemos oferecer ensino de qualidade para TODOS indistintamente. Este é o verdadeiro espírito da educação inclusiva conforme descrita nas palavras de Ruy Barbosa: “...A regra da
igualdade não consiste senão em quinhoar desigualmente aos desiguais, na medida
em que se desigualam...."
Assinar:
Postagens (Atom)